Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa do CCBS sobre cuidados à pessoa idosa com COVID-19 é destaque na Paraíba
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 19h31
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 20h28
  • Acessos: 563

O professor do curso de Enfermagem, Francisco de Sales Clementino, do Centro de Ciências e Biológicas da Saúde (CCBS), finaliza projeto de pesquisa sobre Cuidado à Pessoa Idosa com COVID-19, submetido ao Programa Pesquisa para O SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) e com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – (FAPESQ).
O docente coordenou a pesquisa intitulada “Avaliação da Linha de Cuidado à Pessoa Idosa em municípios paraibanos sedes de macrorregiões de saúde”, teve como objetivo: avaliar a Linha de Cuidado à Pessoa Idosa com COVID-19 em municípios paraibanos
sedes de macrorregiões de saúde. No dia 09 de agosto do corrente, o relatório final da pesquisa foi apresentado pelo proponente do estudo na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).
A pesquisa também contou com a participação dos seguintes docentes: Dra. Ana Elisa P. Chaves (UFCG), Dr. João Mário P. Júnior (UFERSA) e da Dra. Emanuella de C. Marcolino (UNIFACISA). Com o intuito de ampliar o conhecimento científico foram elaborados quatro projetos de iniciação científica (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e um Trabalho de Conclusão de Curso TCC II, com os discentes do Curso de Enfermagem da UFCG.
A referida pesquisa, foi realizada no âmbito das Secretarias de Saúde, das Unidades de Saúde da Família (USF) e dos Serviços Especializados (Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Geral) dos seguintes Municípios: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. O projeto obedeceu aos requisitos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, sendo aprovado sob parecer 4.297.106.
Como resultados, observou-se que organização da Linha de cuidado à pessoa idosa com COVID-19 nos municípios cenários dessa investigação, revelou fragilidades já existentes na Rede de Atenção à Saúde (RAS), que se intensificaram com a crise pandêmica, especialmente em relação a falta de articulação entre os serviços e dispositivos; a escassez de recursos humanos e materiais; dificuldades na oferta de exames e leitos, dentre outras. Outrossim, reconheceu que os achados obtidos poderão patrocinar futuras estratégias e políticas públicas no campo da gestão de serviços de saúde voltados à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.

O professor ressalta os agradecimentos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Brasil, à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), à Universidade Federal de Campina (UFCG), por meio dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC).

sales

Fonte: Arquivo pessoal do Professor Francisco de Sales Clementino.

Por Marília Faustino Cruz (Estagiária de Comunicação Social)